Palavras do Padre Moises na Missa do Funeral de Álamo Oliveira
07-JUL-2025




Caros amigos
Todos nós conhecemos o Álamo de Oliveira como uma pessoa muito ativa na vida das nossas comunidades e por todo o mundo, onde se notabilizou em diversas áreas da cultura. Não se poupou a esforços para tornar mais humana e mais fraterna a vida das nossas comunidades. Muitos de nós lhe devemos essa palavra de alento que nos susteve em momentos difíceis, essa pequena ajuda que nos abriu mais o horizonte.
Se a vida do Álamo de Oliveira foi tão fecunda, como não há-de ser a sua morte? A entrega de Jesus, como diz S. João “entregou o Espírito” e não diz que morreu, a força de Jesus, os seus valores, os seus anseios, as suas lutas, os seus êxitos e todo esse conjunto de profundos bens que fazem d’Ele o Salvador de nossas vidas, tudo isso passou para a nossa história, foi-nos entregue para a nossa ajuda, para total alento na nossa fraqueza. A vida entregue de Jesus fecunda a história humana, sustém-na e dinamiza-a. A entrega de Jesus, força do seu espírito, o valor fundamental do seu dar a vida vai transcorrendo por canais como a pessoa do Álamo que fizeram uma obra bela e humanitária entre nós.
Sim, caros irmãos e amigos, a Palavra de Deus torna mais luminoso o escuro caminho da morte. Mas é sobretudo a vida dada aos outros que nos leva a compreender a fecundidade que esta experiência da morte encerra. Acreditemos que a nossa vida não é um sem-sentido por um caminho perdido. Muito pelo contrário, pela entrega de Jesus e de tantas outras pessoas, hoje sabemos que a morte abre horizontes de plenitude, de alegria e de vida.
Não deixa de ser maravilhoso proclamar esta certeza de vida que nos dá a morte de Jesus neste dia em que celebramos a morte do nosso querido amigo Álamo. Não pretendo fazer uma apologia da ressurreição. Quero sinceramente confortar o nosso coração e colocar um pouco de alegria e de esperança.
Também estou certo de que o Álamo aprovaria estas minhas palavras. Ele que foi um homem de fé, que viveu a sua entrega a Deus e aos outros e que manteve corajosamente bem vivo esta convicção: a morte de Jesus torna fecunda a nossa vida; a entrega ao outro é semente de vida. Certamente o Álamo foi um dos que acreditam que olhar para Jesus, identificar-se com Ele, é caminho certo para uma vida plena.
Termino dizendo: primeiro, a pessoa leva dentro de si a semente de um futuro pleno, por isso é algo de tão valioso; segundo, Jesus traz a salvação total á nossa vida tão débil; terceiro, todos devemos nos devemos animar perante as duras dificuldades da vida, semeando esperança, alento, vigor e fraternidade.
Que a intercessão do Álamo que já experimenta, com toda a certeza, a reconfortante verdade de tudo isto nos valha para o assimilar e adaptar á nossa vida de cada dia. Assim, já desde agora, a sua morte, como a de Jesus, é passagem para a vida, para a fecundidade e para o amor.
Que o Senhor lhe conceda a alegria da vida eterna.
Padre Moisés Rocha 07/07/2025