Comunicado da Junta de Freguesia

27-MAR-2024

Comunicado da Junta de Freguesia


No âmbito da crise sísmica que vem sendo sentida, desde meados de 2022, na ilha Terceira, com maior predominância na costa noroeste, a Junta de Freguesia do Raminho tem mantido uma ação zelosa e diligente face a este fenómeno natural.

Esta crise sísmica tem afetado, de forma mais significativa, a freguesia do Raminho, desde 14 de janeiro, dia em que o impacto do sismo de magnitude de 4,5 na escala de Richter, originou várias derrocadas em terra, que levaram ao corte da estrada regional na zona do Cabo do Raminho, queda de muros de pedra nos campos e ao longo de caminhos, além de fendas em habitações.

Ao longo deste tempo, a Junta de Freguesia do Raminho tem acompanhado o evoluir da situação sísmica, junto das autoridades competentes em matéria de proteção civil municipal e regional. Do mesmo modo, tem informado a população das medidas de proteção a adotar, tem feito um levantamento dos danos em bens e património, assim como tem assegurado uma maior limpeza nas vias e caminhos, por parte dos funcionários da Junta de Freguesia.

Neste sentido, informa-se que a Junta de Freguesia do Raminho está a organizar sessões de esclarecimento sobre a atividade sísmica e as medidas a adotar, que se pretende que decorra na próxima semana, com o intuito de esclarecer a população, desmistificando mitos e precavendo alarmismos, numa atitude de responsabilidade e de prevenção.

Importa salvaguardar o diálogo constante e cooperante que a Junta de Freguesia do Raminho tem levado a cabo com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e com o Governo Regional dos Açores, no âmbito da evolução da situação sísmica, mas também no âmbito do encerramento temporário da estrada regional no Cabo do Raminho, com a certeza de que esta Estrada é uma via de acesso fundamental na ligação do Raminho às restantes freguesias da costa noroeste, com a consciência de que a sua reabertura está condicionada à necessária segurança de pessoas e bens que aí circulam.

Particularmente quanto ao encerramento temporário da estrada Regional entre o Cabo do Raminho e a Serreta, a Junta de Freguesia tem providenciado toda a informação necessária para agilizar os procedimentos com vista à limpeza da derrocada e à proteção da costa, que se espera que seja rapidamente executada, assim que a estabilidade dos taludes esteja assegurada, a bem da população residente, mas também quem circula por motivos profissionais e lazer nesta zona da ilha Terceira.

De ressalvar que a ligação entre o Raminho e a Serreta tem vindo a ser feita por uma via alternativa, de caminho florestal, que, entretanto, onde foi colocado piso em bagacina, assegurando a circulação de veículos ligeiros de passageiros, de forma temporária até que seja retomada a circulação na Estrada Regional.

A instabilidade dos taludes da Estrada Regional entre o Cabo do Raminho e a Serreta é uma preocupação antiga da Junta de Freguesia do Raminho, que tem vindo a reivindicar uma intervenção definitiva para a queda de pedras e vegetação naquela via, junto do Governo Regional dos Açores há mais de 15 anos, sem que tenha sido encetado qualquer ação.

A este respeito, a Junta de Freguesia do Raminho acredita que, pela visibilidade que esta crise sísmica tem tido nesta reivindicação de mais de 15 anos, se avançará para uma intervenção estável e duradoura, para assegurar a estabilidade da encosta entre o Cabo do Raminho e a Serreta.   

A Junta de Freguesia do Raminho está comprometida, acima de tudo, com a segurança dos raminhenses, com a informação da população, sem cair em alarmismos, mas sim esclarecendo com conhecimento, pelo que se agradece a cobertura que esta situação tem merecido por parte dos órgãos de comunicação social local e regional, como seja o Diário Insular, a VITEC e a RTP-Açores.

Importa lembrar que a Freguesia do Raminho é uma freguesia rural e distante dos centros urbanos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, pelo que as acessibilidades a esta freguesia são uma matéria de especial relevância para a Junta de Freguesia do Raminho.

 

 

Raminho 27/03/2024

  • Partilhar