Junta de Freguesia de Raminho Junta de Freguesia de Raminho

Biblioteca "Álamo Oliveira"


Biblioteca “Álamo Oliveira”

A Biblioteca Álamo Oliveira, inaugurada no ano de 2014, na sede da Junta de Freguesia do Raminho, abriga um tesouro literário doado pelo escritor e poeta que a batiza.

José Henrique Álamo Oliveira, natural da freguesia do Raminho, autor de dezenas de obras reconhecidas por sua exímia prosa e fina poesia, doou cerca de sete mil livros para a construção de uma Biblioteca onde os mesmos se conservassem e pudessem prosperar entre gerações. Não sendo subordinada a nenhum tema específico, abarca um conjunto de livros de literatura universal, desde a poesia à ficção narrativa.

A biblioteca é acessível a todos os que tenham gosto pela leitura. Instalada na sede da Junta de Freguesia do Raminho, funciona com o mesmo horário – isto é, de segunda a sexta-feira entre as 10:00h e as 14:00h e das 20:00h às 21:30h (às segundas, quartas e sextas-feiras).

As obras podem ser consultadas na própria sala da Biblioteca ou requisitadas para o domicílio, desde que se cumpram as regras estabelecidas no regulamento, que pode ser consultado através do nosso website: https://www.raminho.org . Importa ainda referir que o catálogo das obras pode ser explorado online, ou seja, é possível que se pesquise por uma obra específica, através do título ou autor da mesma, ao qual se acede através do website da Junta ou no seguinte link direto: Catalogo Biblioteca Álamo Oliveira.

A Biblioteca conta ainda com uma estrutura anexa que a complementa, nomeadamente uma Videoteca. Esta conta com um conjunto de registos em vídeo, que podem ser visualizados na própria sala, equipada para o efeito. O espólio de DVDs, a maioria de Cantorias de Improviso, foi doado por Manuel Tomás, Roberto Ormonde e José Henrique Brum. A edificação do espaço foi possível graças ao financiamento por parte do Prorural +, promovido pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural. A Videoteca funciona não só como museu de arquivo, mas é também um espaço onde se pretende promover serões culturais temáticos.

  • Partilhar 

© 2024 Junta de Freguesia de Raminho. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia