Atividades

Consulte aqui todas as Atividades desenvolvidas pela Junta de Freguesia do Raminho

Atividades

Atividades recreativas

Informação a disponibilizar brevemente.

Atividades Religiosas

Igreja

Orago Freguesia do Raminho

Orago Freguesia do Raminho

Encontra-se no centro da freguesia. Templo de três naves, espaçoso, é de traça neo-romântica. Tem duas torres sineiras e é consagrada a S. Francisco Xavier. A escolha de S. Francisco Xavier para orago teve a ver com Francisco Nunes da Rocha, habitante da cidade do concelho. Quando lhe pediram esmola para a construção do templo, ofereceu a imagem do padroeiro, com a condição de ser ele o escolhido para orago.

A sua primeira pedra foi lançada no dia 16 de Agosto de 1855 e a sua construção durou 6 anos. O primeiro culto religioso teve lugar a 26 de Outubro de 1861. Como principal impulsionador da obra, salienta-se o padre José Bernardo Corvelo que foi incansável para que a obra fosse avante. Calcorreou caminhos e canadas a esmolar para tal fim. De uma vez ter-lhe-iam dito: – « Vá lá pedir para o inferno». E ele, de pronto e sereno, haveria respondido:- «Lá iria se soubesse de me darem esmola». Mas só no ano de 1890, após obras de beneficiação, passou este templo de uma para três naves.

Sofreu grande destruição com o violento terramoto de 1980, que abalou o Arquipélago dos Açores

Lazer e Interesse Turístico

Miradouro do Raminho

Parque de Campismo

Vigia da Baleia

Zona da Procissão dos Abalos

Trilhos Pedestres

Parque de Merendas da Fonte do Borges

Lagoa do Pinheiro

Chafarizes

Atividades Educativas

Escola

O Raminho dispõe de uma escola, edifício “PLANO DOS CENTENÀRIOS”, de quatro salas, inaugurado a 1 de Janeiro de 1960.

No anos de 1997/98 e 2004/2005, realizaram-se grandes obras de beneficiação, que foram suportadas pela Câmara Municipal e pelo Governo Regional.

A escola possui 4 salas de aula, sendo uma delas polivalente, lá são realizadas as festas e reuniões servindo também de sala de professores e audiovisuais, duas ao 1º ciclo e uma ao jardim-de-infância. A escola possui igualmente uma mini-cozinha, um pequeno refeitório e um ginásio que foi feito a partir de um telheiro, não satisfazendo, minimamente, as necessidades da área de Expressão Físico-motora.

Com recreio bastante amplo, conta com um pátio cimentado e um parque infantil.

O material didáctico é constituído por algumas colecções de carimbos, mapas, jogos educativos e material Cuisenaire.

A biblioteca da escola possui poucos livros adequados à faixa etária dos alunos, e os que possui encontram-se em fase de degradação, sendo necessário proceder à aquisição de novos livros apelativos e adequados à idade das crianças. Também é necessário adquirir uma enciclopédia e um dicionário ilustrado.

A escola é frequentada por 44 alunos, 13 pertencem ao pré- escolar e os restantes ao 1º ciclo, estando repartidos por duas turmas

Atividade Sócio-cultural

Texto culturais

Musicais

Atividades Musicais

Informação a disponibilizar brevemente.

Atividades Festivas